Como montar uma clínica de fisioterapia - parte 3
Em sua
"Clínica de Fisioterapia", quando começar a funcionar, você terá ainda três famílias de gastos: custo variável, despesas fixas e despesas comerciais. Embora nas pesquisas e estudos que fará para entender e dominar completamente este assunto, você vai deparar com outras expressões como "custo direto" ou "custo indireto", "custo fixo" etc. Mas para uma adequada avaliação e gestão do negócio, basta a estruturação em custos variáveis e despesas fixas, além das despesas comerciais que veremos a seguir.No entanto, como esta é a fase de elaboração do "Plano de Negócio", a fase de avaliar se o negócio que deseja montar será ucrativo ou não, se será viável ou não, é necessário realizar
estimativas dos custos e despesas que ocorrerão com o funcionamento da Clínica de Fisioterapia. Quando a empresa estiver funcionando será necessário desenvolver um processo seguro para apurar e anter estes gastos sob controle.A razão de toda esta trabalheira é simples de entender: sua
"Clínica de Fisioterapia" será viável e compensadora se for capaz de gerar lucro. Lembra-se do que afirmamos no início? Seu negócio precisa gerar um montante de lucro que você possa considerar compensador.Lucro = Receitas - (custo variável + despesas fixas + despesas comerciais)
E o lucro acumulado em um período de tempo é um resgate do investimento que você fez na montagem da Clínica de Fisioterapia. Denomina-se
"Retorno do Investimento". Os "Custos Variáveis" são gastos que ocorrerão em função da prestação dos serviços da Clínica de Fisioterapia aos clientes e você conseguirá (tem que conseguir), nesta fase de "Plano de Negócio", estimar o valor do custo variável para cada serviço. E quando a empresa estiver funcionando você conseguirá apurar estes custos também por serviço. Ex.: pagamento de profissionais especializados.Já as
"Despesas Fixas" são todos os gastos que a Clínica de Fisioterapia terá em sua operação, não relacionados diretamente a nenhum serviço. Inclui aluguel, gastos com manutenção, custo da administração (como salários, materiais de consumo, luz, água, telefone etc.).Recomendamos que desde já, desde o Plano de Negócio e também no funcionamento da empresa, você procure entender e praticar cálculos dos impostos e das contribuições. Procure ainda, entender perfeitamente a mecânica de cálculo, de apuração e os efeitos sobre o preço de venda dos serviços.
•Quais são os impostos e contribuições que incidirão na operação da Clínica de Fisioterapia?
•Como são apurados?
•Em que momento?
•Quando devem ser pagos?
•Quais são as opções para pagar menos impostos?
•Quais os riscos de calcular erradamente os impostos?
•Como tratar os impostos e contribuições no preço de venda?
No entanto, tudo que sua empresa gastar em custos e despesas você deverá receber de volta com a receita obtida nas vendas. Mas, a receita de vendas é resultante da venda de cada serviço ou com cada cliente. Isso significa que cada unidade vendida deve pagar parte dos custos e despesas, tal que, ao alcançar um certo volume de venda, seja produzido um volume de receita suficiente para cobrir todos os custos, despesas e ainda gerar lucro.
Parabéns pelo blog!Muito esclarecedor.
ResponderExcluirOlha,tenho uma dúvida, onde podemos nos informar sobre esses impostos?Sites da receita federal,algo assim?
Obrigada desde já!
Ola Bruna, bom dia! O site da receita vai te ajudar bastante, mas se vc conhece algum contator, consulte-o pois tem que escolher qual o "regime" que vc quer ter, se simples e e etc.
ResponderExcluirBruna e Dani SEBRAE possui informes com todos os impostos e também há contadores que prestam consultoria gratuita para orientação.
ResponderExcluirmto esclarecedor!Parabéns
ResponderExcluirmais tenho uma duvida
com todo esse gastos
quando ganha em media um fisioterapeuta?
Boa tarde fiquei em duvida nesse finalzinho de explicação
ResponderExcluirNo entanto, tudo que sua empresa gastar em custos e despesas você deverá receber de volta com a receita obtida nas vendas. Mas, a receita de vendas é resultante da venda de cada serviço ou com cada cliente. Isso significa que cada unidade vendida deve pagar parte dos custos e despesas, tal que, ao alcançar um certo volume de venda, seja produzido um volume de receita suficiente para cobrir todos os custos, despesas e ainda gerar lucro.
aguarda as possiveis resoluções obrigada