Networking: o que é, para que serve e como fazer | Revista Quero


As pesquisas indicam que de 50% a 70% das pessoas acharam seu último emprego através de networking, ou seja, trabalhando a rede de contatos. Há várias maneiras de se fazer networking que inclui telefonemas, uma apresentação, ou a networking face-a-face. Este artigo vai dissertar sobre três tipos de networking face-a-face: entre duas pessoas, de uma pessoa para muitas, (i.e., numa reunião), e de muitas pessoas para outras muitas pessoas (i.e., num congresso).

Existem muitas oportunidades de se fazer networking face-a-face, incluindo reuniões de associações profissionais, eventos sociais e feiras de empregos. Os mecanismos, dicas e ferramentas deste artigo se aplicam a todos os três tipos e às diferentes situações. É você quem decide quais os tipos e lugares que funcionam melhor para dar andamento à sua atividade de networking face-a-face.

Mas primeiro eis um breve questionário sobre networking.

Por que fazer networking?

A) Para conhecer gente
B) Para conseguir um emprego
C) Para ganhar dinheiro
D) O NextWave te disse para fazer

Por que fazer networking entre estranhos?

A) Para dizer às pessoas que está procurando por um emprego
B) Para estabelecer relacionamentos
C) Para receber telefonemas quando surgirem vagas e oportunidades de trabalho
D) O NextWave disse que seria bom para mim

Quando estiver fazendo networking você deve...

A) Falar sobre você
B) Falar sobre sua colocação profissional ideal
C) Fazer perguntas e estabelecer credibilidade
D) Falar sobre o NextWave

Se você respondeu A, B e C respectivamente está a caminho do sucesso. Você também vai perceber que é possível desmembrar a networking face-a-face em três componentes: Conhecer a(s) Pessoa(s), Estabelecer Credibilidade e se Comunicar Eficazmente.

Conhecer a pessoa

A networking face-a-face começa com comportamento e linguagem de corpo. Você talvez tenha ouvido falar que os cães farejam o medo; acontece que eles - como as pessoas - também podem "ler" o comportamento da pessoa. Ter um comportamento vantajoso é um aspecto importante da atividade de networking. Exemplos de um comportamento vantajoso inclui ser caloroso, entusiástico, relaxado, curioso, prestativo, paciente e interessado.

Ferramenta de Entendido No. 1: achando um comportamento positivo

Tente esta técnica para ter um comportamento positivo antes de vivenciar uma situação de networking face-a-face. Ache um lugar quieto, feche os olhos e imagine uma ocasião em que teve um momento positivo. Lembre-se do que viu, dos sons e das sensações físicas. Intensifique estas sensações. No auge das sensações, aperte, um contra o outro, o indicador e o polegar da mão que você usa para escrever, depois os relaxe. Faça este exercício várias vezes. Quando surgir aquela situação de networking face-a-face, aperte o indicador e o polegar como uma forma de despertar a memória daquela ocasião.

Como acontece com outros animais, a linguagem corporal humana também envia uma mensagem. A linguagem corporal pode deixar transparecer uma presença positiva ou negativa - o grau de atenção que o indivíduo atrai e como ele se apresenta. Existem quatro elementos de linguagem corporal positiva que transmitem uma presença positiva: ficar de pé com a palma das mãos abertas, fazer contato dos olhos, dar um sorriso acolhedor e apresentar um cumprimento agradável.

Ferramenta de Entendido No.2: fazer um contato positivo com os olhos

Para determinar se você está fazendo um contato positivo com os olhos, pense numa conversa face-a-face que você teve hoje e tente lembrar a cor dos olhos desta pessoa. Pratique este tipo de observação em várias situações até que lhe seja natural. Quando estiver conversando, este simples exercício pode lhe ajudar a se concentrar em fazer um contato de olhos mais genuíno.

Um sorriso acolhedor envia uma mensagem simples, porém eficiente. Numa recente sessão de treinamento que conduzi, menos da metade dos participantes puderam identificar seu próprio sorriso acolhedor.

Ferramenta de Entendido No.3: pratique seus melhores sorrisos e cumprimentos

Pergunte aos seus amigos quais são os seus sorrisos mais genuínos bem como aqueles que fazem com que eles se sintam bem-vindos. Pratique estes sorrisos no espelho. Faça com que se transformem em uma parte consciente de sua linguagem corporal para sua networking do tipo face-a-face, no corpo-a-corpo.

Uma saudação positiva agrega gestos amistosos, contato dos olhos e um sorriso. A saudação deve ser em um tom agradável, usando o nome da outra pessoa. Usar o nome confere um tom de familiaridade. Além disso, repetir o nome da pessoa após a apresentação deixa claro, instantaneamente, que seus ouvidos estão atentos.

Estabeleça credibilidade

Essas ferramentas básicas lhe ajudarão a se preparar para começar a conhecer pessoas. Contudo, uma vez que tenha conhecido alguém, você precisa ainda criar uma conexão com esta pessoa - estabelecer uma credibilidade pessoal. Uma técnica para estabelecer credibilidade é usar habilidades sincronizadas, ajustando seus recursos físicos e vocais para estarem em sintonia com os da outra pessoa. Esta sincronização de seus atributos físicos pode incluir o alinhamento de gestos, a postura e movimento corporal, expressões faciais e até mesmo a respiração. Você também pode sincronizar os atributos vocais incluindo o tom, volume, velocidade, timbre, ritmo e fluência verbal. A fluência verbal significa usar palavras que a outra pessoa prefere. É como falar com alguém usando sua língua mãe. Tal como falar uma língua estrangeira, use palavras preferenciais apenas no grau de familiaridade que você tem acerca de seu uso apropriado.

Ferramenta de Entendido No.4: pratique conversas sincronizadas

Concentre-se na sincronização quando estiver conversando com um colega. Após 1 minuto, pare e inverta os papéis e então comente o que cada um observou. A sincronização foi sutil ou foi obviamente uma mímica? Forneçam opiniões construtivas um ao outro. Pode ser útil ter uma terceira pessoa para observar e dar opinião.

Quando sincronizar é importante, se certifique que as palavras, tons, gestos e linguagem corporal sejam todas congruentes, isto é, mandem a mesma mensagem. Dica de entendido: para estabelecer credibilidade, observe a(s) pessoa(s) antes de abordá-la (s) para fazer networking. Isso permite que você identifique os estilos físicos e vocais que elas usam.

Comunicação eficiente

A networking eficiente requere diálogo. Você pode conseguir isso tentando achar formas de trocar informação e de se ajudar mutuamente. A primeira regra de uma comunicação eficiente é perguntar, no lugar de dizer. Use perguntas em aberto - aquelas que começam com; quem, o que, quando, onde ou como.

Outra técnica eficiente é fornecer detalhes dos quais o interlocutor pode facilmente extrair informação e então responder. Uma forma de fazer isso é incluir um adicional informativo ao seu cumprimento, por exemplo: "Oi, meu nome é David, eu sou cientista". Isso estende seu cumprimento e dá uma oportunidade de resposta ao seu interlocutor. Geralmente ele irá imitar sua resposta ou pode ser que responda com uma pergunta, do tipo: "Que tipo de cientista?" Se ele responder com uma pergunta em aberto, o diálogo então começa. Se ele imitar sua saudação, aí você vai precisar fazer uma pergunta em aberto para engajá-lo numa conversa.

Ferramenta de Entendido No. 5: pratique o uso de perguntas em aberto

Com um colega, pratique perguntas em aberto. Uma pessoa faz uma pergunta em aberto e a outra pessoa precisa necessariamente responder com uma pergunta em aberto. Faça esse pingue-pongue por um minuto. O ouvinte deve notificar ao locutor caso não use uma pergunta em aberto.

Ferramenta de Entendido No.6: torne-se um ouvinte atento

Ouvir atentamente é dar ao locutor certa informação que confirme que você ouviu e entendeu o ele disse. Isso é diferente de parafrasear. No parafraseado, você está reafirmando o que o locutor indicou. Na audição atenta você está extraindo informação daquilo que ele disse e respondendo com nova informação. Um exemplo simples seria: a pessoa A diz, "A concorrência no mercado de trabalho é muito acirrada". A pessoa B responde, "Sim, os cargos para os quais me candidatei receberam currículos de muitas pessoas qualificadas". As pessoas gostam de saber que estão sendo ouvidas. Esta é uma forma de mostrar que você está ouvindo e participando da discussão.

Juntando tudo

Praticando o comportamento vantajoso, a linguagem corporal, a sincronização e a audição atenta você pode dominar as três ferramentas importantes para ser bem sucedido na networking face-a-face. Este artigo lhe forneceu um esboço e algumas ferramentas para lhe ajudar a aperfeiçoar suas técnicas de networking. Contudo, cabe a você aplicá-las para obter a mesma vantagem em networking face-a-face que um entendido no assunto possui.


Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
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