A fisioterapia é a ciência da saúde que estuda e promove o restabelecimento, manutenção e promoção da saúde humana, por meio da compreensão dos nossos movimentos. 


O perfil do Fisioterapeuta deve contar com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e ser capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.

Ele deve ter visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Deve ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

A profissão de fisioterapeuta é regulamentada no país. Além do diploma de bacharel em Fisioterapia, o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) para atuar nesta área.

O fisioterapeuta é quem cuida da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos. Ele atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares.

Antes de definir como serão realizadas as sessões de fisioterapia, o profissional deve realizar um diagnóstico fisioterapêutico. Para isto ele analisa exames e laudos médicos, além de observar os movimentos do paciente e identificar os possíveis pontos de dor.



Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Entre no grupo de Whatsapp sobre Fisioterapia no Covid
Ebook Grátis: Ventilação Mecânica no DPOC e COVID 19.
Ebook Grátis: Fisioterapia Respiratória no Covid