Acredito que o rumo que a Fisioterapia está tomando não tem volta. O que tem de gente se formando e não exercendo a profissão está pior que na Educação Física. E olha que eu achava difícil.

E na Educação Física, a baixa remuneração é o principal motivo. Falo por mim. Falo por pessoas que se formaram comigo. Falo por inúmeros colegas de profissão que hoje são empregados públicos na área administrativa.

Eu procurei a Fisioterapia para aumentar os meus rendimentos. Na Educação Física, trabalhava pouco e ganhava pouco. Com a fisioterapia, trabalho muito, mas eu não ganho muito. E o principal motivo da baixa remuneração dos fisioterapeutas é culpa do próprio fisioterapeuta.

Funciona assim: O fisioterapeuta não recebe o que merece porque a sociedade não paga. A sociedade não paga o que merecemos porque tem um leilão de serviços. E tem um leilão de serviços porque sempre tem algum fisioterapeuta que atende a R$ 7,00 a sessão. E ele atende a R$ 7,00 porque o profissional do lado atende a R$ 15,00.

E vira um círculo vicioso.

Ele atende a R$ 7,00 porque tem aquele maldito pensamento: é melhor ganhar R$ 7,00 do que não ganhar nada. É melhor atender a R$ 7,00 senão o paciente não vai fazer fisioterapia porque já paga o plano de saúde.

E assim, com uma baixa remuneração, designada por profissionais leiloeiros e que não valorizam a profissão, milhares desistem da Fisioterapia atrás de uma profissão que lhe dê estabilidade financeira.

E esse caminho da desvalorização da Fisioterapia não tem volta. Cada vez que se avança para essa desvalorização, mais difícil fica para se fazer um resgate de profissionais e da própria renumeração.


Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Entre no grupo de Whatsapp sobre Fisioterapia no Covid
Ebook Grátis: Ventilação Mecânica no DPOC e COVID 19.
Ebook Grátis: Fisioterapia Respiratória no Covid