Muitas empresas, principalmente as que produzem produtos profissionais ligados ao consumo das profissões liberais, possuem folhetos, também conhecidos como "folders" para motivacionar o uso dos seus produtos, a maioria deles com bom conteúdo e excelente apresentação, alguns dirigidos ao profissional, outros aos seus clientes. Mormente estes, são de grande utilidade no reforço da comunicação com seus clientes e melhor difusão de sua profissão.

Linguagem adequada
Quase sempre contratam profissionais da sua área para a elaboração dos textos, o que lhes confere não só orientação confiável, como também uma filosofia de procurar ou visitar profissionais sempre que necessário, inclusive incentivando a fazê-lo preventivamente, que quase sempre é a melhor indicação. O interesse das empresas que os produzem é divulgar seu produto, mas principalmente gerar ou aumentar demanda pela categoria profissional em que atua, aumentando a possibilidade de procura por produtos e serviços.

Qualidade gráfica
Para manter o padrão dos produtos a que dão sustentação, compatível com o nível das companhias que os produzem, são quase sempre impressos em papel de boa qualidade e bem ilustrados, com fotografias ou desenhos a quatro cores, resultando numa apresentação final de primeira. Além de serem produzidos por profissionais, adotam uma comunicação de marketing apropriada para as necessidades, sendo quase em sua totalidade, extremamente éticos. Além do papel de excelente qualidade, são, na maioria das vezes, criativos no tocante a formato de apresentação e inteligentes na forma de dobrar, levando o leitor a um interesse progressivo por sua leitura.
 

Amostra grátis
Existem alguns produtos que, em ocasiões especiais, incluem em seus folhetos, amostras dos produtos que anunciam. Tratando-se de distribuição interna, atraem interesse por sua pega. Nestes casos, seus fabricantes têm interesse em sua distribuição, principalmente por aqueles que os usam, indicam ou recomendam, sendo por este motivo considerados formadores de opinião. Contendo adicional de atratividade, são bem aceitos pelos clientes, sendo neste caso importantíssimo uma identificação de quem o está entregando, através de uma etiqueta adesiva.

Boa quantidade
Na quase totalidade dos casos são impressos em grandes quantidades, para baratear custos e massificar a distribuição, razão pela qual estão disponíveis em quantidades variáveis, sem ônus para quem for distribuir. Quando da solicitação, as empresas fazem um cadastro e a maioria costuma enviar cem unidades a cada solicitante na primeira vez. No segundo pedido, a quantidade enviada a um mesmo solicitante costuma aumentar automaticamente para 300 ou 500, por entenderem pela segunda solicitação que o folheto está sendo distribuído. Algumas empresas chegam a ligar para os bons profissionais, perguntando se ele não está precisando de mais folhetos.

Custo zero

Boa parte das empresas atende estas solicitações pelo telefone 0800, de ligação paga pela empresa, que assim como o envio com frete pago, não acarreta despesas para o solicitante, tornando estes folhetos de boa qualidade, uma comunicação a custo zero. Mesmo nos casos em que estes folhetos forem acompanhar cartas aos seus clientes, com outras justificativas, seu envio continuará sem custo, já que a carta seria igualmente enviada. Na maioria das vezes, emprestam à própria carta um melhor nível. Alguma parcela dos clientes, sem vivência comercial, chega a imaginar que quem imprimiu aquele folheto bonito foi o próprio emitente.
 

Colecionando amostras
Maneira eficiente de identificar as empresas que dispõem destes folhetos é, participando de um congresso de bom porte da sua profissão, realizado em sua região, recolher amostras dos mesmos nos diversos estandes da exposição comercial. Outro procedimento para ter onde solicitar estes folhetos é não os jogar fora quando receber algum, guardando-o em lugar próprio, para, de tempos em tempos, decidir onde e quais pedir. Mesmo os já enviados devem ser guardados, visto que as próprias companhias costumam periodicamente lançar novos folhetos.

Dispondo ou distribuindo
Sua utilização é variada, sendo a mais comum a colocação e reposição periódica de boa quantidade na recepção de seu escritório ou clínica, como leitura para os clientes que estão aguardando atendimento, podendo, neste caso, ser indicada a utilização de um suporte apropriado, que pode ser adquirido nas papelarias. Outra, é sua distribuição ou entrega em locais de bastante concentração, tais como escolas, feiras, festas, clubes, associações, sindicatos e outros a que o interessado tiver acesso ou relacionamentos. Nestes casos, é importante conter uma etiqueta adesiva de identificação de quem o está entregando, de forma que os interessados tenham onde buscar mais informações quanto a seu uso.

Anexando e controlando
Seu envio por correio, acompanhando alguma correspondência do tipo mudança de telefone, endereço, comunicação de novo celular ou férias, ausência para participação de congresso ou outro motivo, é maneira de enriquecer o que está sendo enviado no envelope e aproveitar para fazer propaganda de algo que lhe seja conveniente. Nestes casos, é bom ter um controle na forma de uma ficha, com anotações dos já enviados, a quem e em que data, como maneira de evitar repetição no envio de alguns para os mesmos clientes que já o tenham recebido anteriormente, o que pode transparecer desorganização.
 

Identificando e antecipando
De acordo com a área de atividades a que o profissional mais se dedica, poderão ser escolhidos folhetos que mais se identifiquem com esta, ou complementados com carta explicativa que esclareça e justifique sua destinação e envio. Podem servir para chamar a atenção dos clientes para alguma nova área que o profissional está se preparando para exercer em futuro próximo, como forma de antecipar sutilmente sua nova atividade, que tanto pode ser uma especialidade ou nova profissão. Para que se constituam em bom elemento de promoção do profissional que os está enviando, devem conter no verso uma etiqueta adesiva ou carimbo com os seus dados, principalmente endereço e telefone.

Selecionando e diferenciando
Em casos de envios mais classificados pela escolha seletiva dos destinatários ou que contenham folhetos de melhor padrão, pode ser grampeado ou colocado com clipes pequenos de preferência, um cartão do profissional em cada folheto. Ou ainda, ser acompanhado de um folheto ou carta da clínica, explicando especificamente o seu envio. Ter um envelope próprio para envio de folhetos, aos que decidirem por envio regular e periódico, é complemento de apresentação e se tiver mensagem impressa chamando atenção para seu conteúdo, tanto melhor.

Cadastro e atualização
O segredo para melhoria do resultado em forma de novos clientes ou retorno de clientes antigos, está em um bom e atualizado cadastro de clientes e neste uma boa classificação, com clientes ativos e inativos, de um a três anos ausentes e os com mais de cinco anos sem retorno, que normalmente são classificados como arquivo morto, pelas poucas possibilidades de retorno espontâneo. Ter este cadastro em forma de programa de mala direta para computador, não só facilita e estimula sua utilização, como permite facilidade de inclusões, alterações de endereço e mudanças de categoria.
 

Custo benefício
Por ser recurso de baixíssimo custo, traz sempre o retorno das pequenas despesas para sua implementação, assegurado quase sempre com a vinda de um único cliente, ficando para todos os demais que o receberem como um importante resultado na melhoria de sua imagem, perante seus atuais e potenciais clientes. Como se trata de um recurso não corriqueiramente utilizado por profissionais liberais, tem adicional de ineditismo, até que um grande contingente passe a utilizá-lo em sua profissão.



Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
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