http://www.terezarambaldi.com.br/imgs/Pediatria.jpg

O marketing é uma ferramenta fundamental para garantir o foco do seu trabalho e consequentimente a lucratividade do seu negócio. São 5 palavrinhas mágicas, ProdutoPreçoPraça,Público e Promoção, que alinhadas e bem trabalhadas, vão garantir a força do seu nome no mercado através da satisfação do seu cliente.

Com um plano de negócios, é possível mapear oportunidades e entender o mercado. Buscar ajuda no Sebrae e no Conselho Regional Profissional pode ser uma grande ideia, principalmente agora que novas modalidades de negócio podem se enquadrar no simples nacional ou mesmo como microempresa individual, o que reduz muito a carga tributária.

Como qualquer novo empreendimento, primeiramente você precisa definir que Produto será oferecido ao seu cliente. Qual é a sua especialidade ou quais serão os serviços que você poderá oferecer com garantia de qualidade e eficácia. Esse passo trata-se de uma análise profissional sua, reconhecendo as suas potencialidades e fraquezas para focar no seu plano de carreira.

Depois dessa sua análise pessoal, é preciso definir quem é o Público para esse serviço. Esse passo é muito importante porque será o foco de todo o resto do trabalho. É visando o encantamento do seu cliente que você irá desenvolver todos os outros passos. Quem pode ser o seu possível cliente? Faixa de idade, sexo e classe social? Para exemplificar vamos supor que o seu serviço é ortodontia, dessa forma o seu público-alvo são crianças e adolescentes, das classes A e B, já que trata-se de um serviço com um custo relativamente alto. Isso não exclui que outros tipo de público frequentem o seu consultório, porém é para o seu target que você irá pensar ao desenvolver o Praça, Preço e Promoção.

Você está montando o seu consultório e já pensa em investir na melhor localização (Praça), com uma arquitetura altamente refinada e hi-tech. Muito bom, mas isso vai gastar um bom dinheiro e talvez não seja o que o seu cliente esteja procurando. Com tanta imponência você pode perder clientes, que não vão chegar até você com medo do serviço ser muito caro, o que não é uma boa estratégia para quem está iniciando um consultório. Isso não quer dizer que você não investirá no seu consultório com bom gosto. Um projeto funcional e humanizado é a chave para garantir o acolhimento dos seus clientes, fazendo com que eles se sintam confortáveis e relaxados. Juntamente com a qualidade de atendimento da sua equipe, seu cliente se sentirá respeitado e valorizará o investimento financeiro que está sendo feito.

Você já encantou o cliente com a qualidade do seu serviço e atendimento, trabalhou a sua imagem interna através de um espaço físico bem estruturado, agora chegou a hora de divulgar tudo isso com a Promoção. Sem dúvida a propaganda boca a boca é de fundamental importância para qualquer negócio, principalmente quando o setor é de saúde, mas é preciso refletir isso em todos os canais de comunicação com os quais você tem contato com seu cliente ou potenciais clientes. Dessa forma, ter uma identidade visual definida, uma ferramenta de relacionamento com seu cliente e um site funcional são de fundamental importância pois estão reforçando o seu posicionamento fora do consultório.

Os 5P´s do marketing são pontos básicos que vão garantir o sucesso do seu consultório em um ambiente tão competitivo como o da saúde, equilibrando a sua vida pessoal e profissional. Trabalhar focado garante o melhor aproveitamento dos seus esforços, verba e principalmente tempo. Muito sucesso pra você.

Fonte



Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Entre no grupo de Whatsapp sobre Fisioterapia no Covid
Ebook Grátis: Ventilação Mecânica no DPOC e COVID 19.
Ebook Grátis: Fisioterapia Respiratória no Covid