Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o fisioterapeuta é um profissional de saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. Atua nas áreas de fisioterapia clínica, saúde coletiva, educação, esporte e indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico. Mas um novo perfil de profissional tem crescido nos últimos anos: o fisioterapeuta empreendedor.

Afinal, quem é que não gosta de ter autonomia para gerir da forma que melhor lhe aprouver? Embora seja muito mais cômodo trabalhar por conta de outrem, onde a vantagem dessa escolha é a quase isenção de riscos, nota-se uma grande revolução na sociedade. Trata-se da substituição da "síndrome do empregado", conhecida também por "síndrome da dependência", onde, o portador dessa enfermidade depende de alguém que crie um trabalho para ela, pelo "vírus empreendedor".

O empreendedor, mais do que simplesmente proprietário de um negócio, é aquele que corre riscos, vislumbra oportunidades, antecipa-se em relação aos demais na consolidação de ações empreendedoras específicas, são trabalhadores incansáveis, visionários, utilizam-se de fontes de informações preliminares e da rede de relações sociais na estruturação de suas atividades. Note que há uma distinção entre profissão e atuação empreendedora, uma vez que a "paixão empreendedora" e o "espírito empreendedor" não se configuram como uma profissão.

Vários fatores contribuem para aumentar a necessidade de inovação e planejamento no cenário atual da fisioterapia, entre os quais se podem destacar o aumento da exigência dos clientes; a crescente concorrência das clínicas e atendimentos homecare; o avanço no conhecimento científico do corpo e da mente humana e a consequente proliferação de técnicas fisioterápicas e o alto número de profissionais que se formam a cada ano, superando a oferta de empregos existentes. Cabe, portanto, um papel de destaque ao empreendedor, neste setor. Profissionais dispostos a criar uma nova perspectiva profissional; que ofereçam um trabalho de alto gabarito técnico e tenham uma visão de qualidade no serviço ao cliente.

PROGRAMA FISIO EMPREENDER - TORNANDO-SE UM FISIO DE SUCESSO

Objetivo do PROGRAMA: Como sair do 0 e lotar a sua agenda de pacientes e me destacar no mercado como Fisioterapeuta.

Clique aqui e saiba mais!


Fontes

www.coffito.org.br Revista de Negócios, ISSN 1980-4431, Blumenau, v13, n. 1, p. 28 - 44, Janeiro/março 2008.

Empreendedorismo Em Fisioterapia. A Visão E O Planejamento de um Negócio Inovador. Vera Lucia Borsatto, 2006.

Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, vol.13, n.1, Junho 2012.



Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Entre no grupo de Whatsapp sobre Fisioterapia no Covid
Ebook Grátis: Ventilação Mecânica no DPOC e COVID 19.
Ebook Grátis: Fisioterapia Respiratória no Covid