Descubra as causas da redução de lucros no consultório ou clínica?

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Inúmeras são as razões que levam à queda dos lucros nos mais diversos setores da economia. Em se tratando de consultório e clínica, vale à pena analisar esta questão.

Hoje não se lucra mais como antigamente, bem como não se tem mais a mesma qualidade de vida e prestígio social. Para a imensa maioria dos profissionais de saúde, sejam eles médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros, estes resultados estão declinando nos últimos anos.

Causas para a queda nos lucros em sua clínica ou consultório

1) Falta de visão dos profissionais que lá atuam, que não conhecem o seu cliente
2) Os clientes estão cada vez mais informados e mais exigentes
3) Os concorrentes cada vez mais atuantes, preparados e em maior número
4) Os concorrentes oferecendo preços menores para se manterem no mercado
5) Os fornecedores com ofertas cada vez mais qualificadas, sofisticadas e de alto valor agregado e por isto com preços mais elevados

Analisaremos estas causas que atuam no sentido de reduzir os lucros do consultório, clínica, laboratório, hospital ou farmácia, levando a redução da receita com aumento dos custos.

 

Falta de visão dos profissionais que lá atuam, que não conhecem o seu cliente, reduzem os seus lucros

Não existem mais pacientes e sim clientes. Embora muitos desconheçam, desde a década de oitenta já estamos vivendo a Era do Cliente. O que irá garantir o sucesso de qualquer atividade será ver com os olhos do cliente. A grande maioria da indústria e do comércio no Brasil já está inserida na Era do Cliente mas os profissionais de saúde continuam ignorando esta revolução que mudou o poder para as mãos dos clientes em todo o mundo. Quem dita as regras do jogo agora é o cliente. A Era do Paciente já era, está morta!

 

Os clientes estão cada vez melhores informados e mais exigentes, reduzem os seus lucros

O cliente está mais consciente de seu poder, pois possui muito mais opções de compra entre escolher os seus serviços ou o de outro profissional. Ele exige preços mais baixos e alta qualidade em seu atendimento. Os clientes estão exigindo conveniência nos produtos e serviços, informações e resultados mais rápidos. E mais, o cliente migra com facilidade para o seu concorrente.

 

Os concorrentes cada vez mais preparados, atuantes e em maior número, reduzem os seus lucros

O elevado número de profissionais disputando uma vaga no mercado de trabalho e oferecendo produtos e serviços similares, a preços mais competitivos, reduzem os seus lucros. Mas não devemos ver somente estes colegas de profissão como os nossos concorrentes. A busca do cliente em realizar seus sonhos de consumo também leva a redução dos seus lucros, pois ao invés deste gastar o dinheiro com você ele prefere investir em uma viagem, um carro novo, em acessórios de informática, uma roupa nova, entre outros. Esta é a chamada concorrência indireta, ou seja, é aquilo que espontaneamente o cliente deseja, pelo qual está disposto a gastar o seu dinheiro. Não são as chamadas crises econômicas as principais causas do cliente não procurar a sua clínica, consultório, hospital, farmácia ou laboratório. Muitos clientes tem dinheiro sim. O dinheiro está onde sempre esteve: nos bolsos dos clientes! A questão é o que os clientes estão fazendo com este dinheiro... Não estão gastando com você!

Os concorrentes oferecem preços menores para se manterem no mercado, reduzem os seus lucros

Não é raro observar a enorme queda dos preços praticados no mercado, devido a grande oferta de produtos e/ou serviços. O número de consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias é elevadíssimo e não muito raro observamos nos grandes centros, uma farmácia em cada quadra ou quarteirão. Se não há um diferencial competitivo que agregue valor ao seu atendimento, à sua clínica, consultório, laboratório, hospital ou farmácia, existe a necessidade de se nivelar os preços para se manter no mercado. Esta queda nos preços forçada pela concorrência, reduz significativamente os seus lucros.

Retirei daqui
 

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