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Inúmeras são as razões que levam à queda dos lucros nos mais diversos setores da economia. Em se tratando de consultório e clínica, vale à pena analisar esta questão.

Hoje não se lucra mais como antigamente, bem como não se tem mais a mesma qualidade de vida e prestígio social. Para a imensa maioria dos profissionais de saúde, sejam eles médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outros, estes resultados estão declinando nos últimos anos.

Causas para a queda nos lucros em sua clínica ou consultório

1) Falta de visão dos profissionais que lá atuam, que não conhecem o seu cliente
2) Os clientes estão cada vez mais informados e mais exigentes
3) Os concorrentes cada vez mais atuantes, preparados e em maior número
4) Os concorrentes oferecendo preços menores para se manterem no mercado
5) Os fornecedores com ofertas cada vez mais qualificadas, sofisticadas e de alto valor agregado e por isto com preços mais elevados

Analisaremos estas causas que atuam no sentido de reduzir os lucros do consultório, clínica, laboratório, hospital ou farmácia, levando a redução da receita com aumento dos custos.

 

Falta de visão dos profissionais que lá atuam, que não conhecem o seu cliente, reduzem os seus lucros

Não existem mais pacientes e sim clientes. Embora muitos desconheçam, desde a década de oitenta já estamos vivendo a Era do Cliente. O que irá garantir o sucesso de qualquer atividade será ver com os olhos do cliente. A grande maioria da indústria e do comércio no Brasil já está inserida na Era do Cliente mas os profissionais de saúde continuam ignorando esta revolução que mudou o poder para as mãos dos clientes em todo o mundo. Quem dita as regras do jogo agora é o cliente. A Era do Paciente já era, está morta!

 

Os clientes estão cada vez melhores informados e mais exigentes, reduzem os seus lucros

O cliente está mais consciente de seu poder, pois possui muito mais opções de compra entre escolher os seus serviços ou o de outro profissional. Ele exige preços mais baixos e alta qualidade em seu atendimento. Os clientes estão exigindo conveniência nos produtos e serviços, informações e resultados mais rápidos. E mais, o cliente migra com facilidade para o seu concorrente.

 

Os concorrentes cada vez mais preparados, atuantes e em maior número, reduzem os seus lucros

O elevado número de profissionais disputando uma vaga no mercado de trabalho e oferecendo produtos e serviços similares, a preços mais competitivos, reduzem os seus lucros. Mas não devemos ver somente estes colegas de profissão como os nossos concorrentes. A busca do cliente em realizar seus sonhos de consumo também leva a redução dos seus lucros, pois ao invés deste gastar o dinheiro com você ele prefere investir em uma viagem, um carro novo, em acessórios de informática, uma roupa nova, entre outros. Esta é a chamada concorrência indireta, ou seja, é aquilo que espontaneamente o cliente deseja, pelo qual está disposto a gastar o seu dinheiro. Não são as chamadas crises econômicas as principais causas do cliente não procurar a sua clínica, consultório, hospital, farmácia ou laboratório. Muitos clientes tem dinheiro sim. O dinheiro está onde sempre esteve: nos bolsos dos clientes! A questão é o que os clientes estão fazendo com este dinheiro... Não estão gastando com você!

Os concorrentes oferecem preços menores para se manterem no mercado, reduzem os seus lucros

Não é raro observar a enorme queda dos preços praticados no mercado, devido a grande oferta de produtos e/ou serviços. O número de consultórios, clínicas, laboratórios, farmácias é elevadíssimo e não muito raro observamos nos grandes centros, uma farmácia em cada quadra ou quarteirão. Se não há um diferencial competitivo que agregue valor ao seu atendimento, à sua clínica, consultório, laboratório, hospital ou farmácia, existe a necessidade de se nivelar os preços para se manter no mercado. Esta queda nos preços forçada pela concorrência, reduz significativamente os seus lucros.

Retirei daqui
 


Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
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